Uma atividade que deu certo e vem colhendo bons frutos é desenvolvida na EMEI Gabriel Hernandez Ferreira, no bairro de mesmo nome. Alunos e professores cultivaram uma horta nas dependências da instituição de ensino municipal e o resultado foi a inserção dessas verduras, cuidadas por cada um deles, na merenda escolar.
A diretora Cristiane do Carmo conta que a iniciativa surgiu logo após as férias escolares. “A ideia foi desenvolvida ao longo do bimestre, e em setembro todos os alunos do maternal plantaram as hortaliças. As crianças do berçário colaboraram com o cuidado, regando-as todos os dias e é perceptível que tivemos bons resultados”, comenta.
Nos últimos dias, as crianças puderam incluir suco verde na alimentação, além de salada de rúcula. “Plantamos, colhemos e comemos aqui na escola. Todas as crianças participam de alguma forma e tudo que é produzido na horta é oferecido para os alunos comerem com as refeições que são servidas na escola”, complementa Cristiane.
A horta da escola Gabriel Hernandez conta com couve, salsinha, rúcula, tomate, abóbora e até mesmo melancia. “Temos cinco maternais aqui e o projeto está em expansão, com o plantio em locais espalhados pela escola”, finaliza.
Tudo que é cultivado na horta tem destino certo na alimentação das crianças. A rúcula se transforma em salada, a couve em um nutritivo e delicioso suco, enquanto que a salsinha é utilizada no tempero da carne moída que vem para compor a merenda.
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Catanduva
Fonte: Assessoria/Prefeitura